quarta-feira, 27 de junho de 2012

A vida é contraditória


       E quantas vezes pensamos uma coisa, estamos convictos de uma coisa, temos certeza que é aquilo que queremos e de repente tudo muda e faz-nos contradizer o que antes era certo. Algo que mude tudo, que bote tudo de cabeça para baixo. É, acontece e acontece muito. Eu, particularmente odeio que as pessoas se contradigam. Um tempo atrás dizem não gosto de tal pessoa e depois gostam do nada. Baita contradição. Mas e ai? Quantas vezes nós mesmo já fizemos isso? Sim, todos fazem isso, todos se contradizem com o tempo. Isso ocorre por que mudamos com o tempo e o que ruim, pode se tornar bom e o que era bom pode não ser mais tão bom.
      Quando éramos crianças, éramos tão ingênuos, acreditávamos que aquele mundo mostrado nos desenhos animados era tão real, tão possível, tão vivo. E olha o tempo, como nos muda. Hoje, dizemos que papai Noel não existe, mas vai dizer isso a você mesmo á alguns anos atrás. Papai Noel existia, coelhinho da páscoa também, a fadinha vinha buscar nossos dentinhos de leites jogados no telhado. E hoje, restou a dura realidade. A contradição de tudo aquilo que era o passado, um passado bom, aliás.
    Vem a adolescência, que afinal é a contradição de tudo e de todos. Nada é tão certo e tudo vai mudando. Pensamos que aquilo é o que queremos e de repende não é, e mudamos de opinião, assim como se muda de roupa. Muitos dizem ter personalidade, serem seguros, maduros. Inverdade, todos os adolescentes não sabem realmente o que estão fazendo, é tanto que daqui a alguns anos vão olhar para trás, assim como olhamos para nossa infância e dizer: como fomos idiotas. Sim, já fazemos isso diariamente, ou vai me dizer que nuca leu aquele diário ou bilhetinho de um ou dois anos atrás e repetimos a frase de como éramos idiotas. Isso se chama amadurecimento. E só com o tempo para amadurecermos mesmo. Criar nossa personalidade e enfim aprendermos a ser firmes e firmes com nossas ideias, firmes com nossos sonhos, firmes com nossa vontade.
   É, e ao mesmo tempo em que odeio contradição, e algumas contradições podem ser chamadas de falsidade, posso pensar que o tempo faz isso mesmo. Faz com que nos contradiga, assim como nossas mães nos diziam, para não julgar os outros, pois estamos em cima da terra, somos humanos. Mudamos ao tempo todo, e essas mudanças nos forçam a nos contradizer, não tem jeito.  O importante mesmo é manter a essência, que isso faz parte de nós, do que realmente somos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário