quarta-feira, 27 de junho de 2012

Meu nome é Dúvida Cruel


Tem alguém sobre meus ombros. Não sei se me apoiando ou me usando de apoio. São duas vozes tentadoras sussurrando em meus ouvidos atentos. Quem tá de fora vê, mas eu, parado em meu lugar, não consigo distinguir o diabinho do anjinho. Serão eles duas partes de mim mesmo? Porque insistem tanto em tentar me convencer de pontos de vistas tão distintos? Não podem se matar de uma vez? Assim eu me pouparia da pesada tarefa de escolher apenas um deles. Pode me chamar de Dúvida Cruel.
- Eu sou a Voz da Razão – disse o serzinho minúsculo no meu ombro esquerdo – me ouça! Ninguém é mais inteligente do que eu. Você sabe que eu estou certo, não sabe?
- Essa Razão é uma tola! – Rebateu a do meu ombro direito – se acha a dona do mundo, mas não percebe que não entende nada das coisas que mais importam nessa vida. Ouça a Voz da Emoção aqui, querido! – deu uma piscadela e continuou - Ou Coração, para os mais íntimos.
- Hahaha – riu alto, a Razão - Não ouça a Emoção, meu amigo... pobre coitada! Dados estatísticos comprovam que seguir a emoção é uma furada. Você certamente vai se dar mal se seguir seus instintos animais. Ou você não sabia que o te difere dos outros seres vivos é sua capacidade de racionar?
- Ê, ê, ê! Que cara chato! Já que você é tão esperto assim, me explica o que é a felicidade, a coisa mais importante na vida de um homem. Vai que eu quero ver! Duvido!
- Bom, “a felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes. Abrange uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior.” Tá bom pra você, ou quer mais?
- Ok. Você pode até explicar, mas não sabe como alcançar. Duvido que alguma dessas suas fórmulas sirva e....
- Basta! - digo eu, interrompendo a amiga Emoção - essa escolha é minha! Agradeço a vocês pela ajuda, mas já estou de saco cheio dessa ladainha! Já resolvi meu dilema: Vou dividir meu tempo hoje entre estudar e usar o Facebook, pode ser? Um pouco de cada um. Pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário